Quatro projetos em apoio às mulheres serão votados na Câmara
Iniciativas estão relacionadas ao combate à violência de gênero e a discriminação e serão votadas na terça-feira (07).
Os vereadores de Curitiba analisam e votam quatro projetos de apoio às mulheres na semana do Dia Internacional da Mulher. Assim, caso os projetos sejam aprovados em primeiro turno na terça-feira (07), eles serão confirmados na quarta-feira (08) no dia em que se comemora a data. As iniciativas estão relacionadas ao combate a violência contra à mulher e a discriminação. Por exemplo, uma das quatro pautas é criar uma campanha permanente de combate à violência contra mulher.
Além disso, as propostas prevêem a criação de um tipo de selo que seria o “Parceira Delas” e o “Parceira Delas+”. Por fim, também será posta em votação uma política pública para criar um sistema de coleta de dados pela Casa da Mulher Brasileira. Dessa forma, a partir desta coleta de dados se pretende estabelecer referências para a construção de políticas públicas.
Semana da mulher também terá homenagens
Além dos quatro projetos em pauta, a Câmara de Curitiba fará o batismo da Escola do Legislativo com o nome de Maria Olympia Carneiro Mochel, a primeira vereadora de Curitiba. Assim, a sessão terá a presença de familiares de Maria, que também é a vereadora mais jovem eleita na Capital.
Há mais cinco atividades realizadas em referência a data especial em 08 de março. Elas vão de palestras e roda de conversa até uma ação de panfletagem em Curitiba.
Por fim, nesta segunda-feira (06), a única votação será sobre alterações na Lei Orgânica do Município (LOM). Entre elas, está a proposta que iguala a licença maternidade de vereadoras com a de servidoras municipais. Assim, a licença de 120 dias irá para 180 dias com a possível aprovação. Atualmente, Indiara Barbosa (NOVO) está em licença-maternidade na Câmara.
(Com informações da Câmara de Curitiba)
Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp.
Apoie o Paraná Poder pelo PIX: Expresso@brasilsul.info