Dino no STF; relator projeta aprovação com 50 votos
Nesta semana, o presidente Lula (PT) indicou o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga disponível no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) projetou uma aprovação com 50 votos. Rocha foi selecionado como relator da indicação de Dino.
Além disso, o senador adiantou que vai apresentar um relatório favorável. Para aprovar o nome ao STF, o Senado Federal precisa de 41 votos a favor dos 81 senadores. Porém, é preciso que Dino passe pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Davi Alcolumbre, presidente da comissão, marcou o encontro para o próximo dia 13 de dezembro.
Rocha ainda acredita em uma votação de até 58 e 62 votos. Porém, os 50 votos que ele projeta é um número considerável para aprovação em plenário. Porém, a bancada de oposição no Senado promete votar contra. Assim, o principal argumento dos senadores contra o ministro da Justiça é uma “politização” do judiciário.
Senado aprova Bolívia no Mercosul
A Bolívia ganhou o apoio do Brasil na tentativa de entrar no Mercosul. Isso porque, o Senado aprovou o projeto que autoriza a participação do país vizinho no bloco econômico. Porém, a Bolívia também precisa da aprovação nos parlamentos de Argentina, Uruguai e Paraguai.
Atualmente, a Bolívia está no grupo como associada. Está também é a condição de Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname. Além disso, com a entrada no bloco, o país terá de se adaptar aos regimes comuns e anular acordos bilaterais com países do bloco ou suspenso. Para isso, eles terão o prazo de quatro anos.
Inflação é de 0,59% em novembro
Na economia brasileira, o índice de inflação subiu 0,9% em relação ao mês anterior. Assim, o Índice Geral de Preços (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, confirma uma tendência de alta dos últimos meses. Porém, o índice ainda marca uma deflação (queda de preços) na casa de 3,89% no ano.
(Com informações da Agência Brasil)