Redução de acidentes de trânsito na pauta da Câmara de Curitiba
Em referência à campanha Maio Amarelo, a Câmara de Curitiba irá debater o trânsito na pauta da semana. Órgãos de fiscalização do trânsito da Capital como a Delegacia de Leis de trânsito e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito se reúnem com representantes do Siate e de autoescolas. Assim, a intenção é discutir formas de redução dos acidentes e meios para tornar a circulação mais segura na cidade.
A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias promove a audiência pública. Além disso, os vereadores devem ouvir especialistas e representantes de outros órgãos como a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O último relatório do Programa Vida no Trânsito – referente ao ano de 2022 – apontou a ocorrência de 166 óbitos em Curitiba.
O evento será no próximo dia 8 de maio e terá transmissão nas plataformas de mídia social do Legislativo.
A Assembleia Legislativa também realizou evento para o lançamento oficial da campanha. A campanha faz parte do calendário do Paraná desde a Lei 18.624 de 2015. Assim, com o lançamento oficial, a Alep reforça ações de conscientização para redução de acidentes no trânsito.
Regras para veículos abandonados podem ser mais duras na Capital
Em dezembro passado, a Prefeitura de Curitiba apresentou um projeto para endurecer regras contra veículos abandonados em ruas da Capital. Porém, recentemente o executivo fez atualizações na proposta. Uma delas prevê a remoção de um veículo em “visível mau estado” após um prazo de 30 dias. Assim, diminui em 60 dias a contagem para retirada do carro das ruas.
É considerado um veículo em mau estado se estiver com: pneus furados, vidros quebrados, sinais de colisão, sinais de pichação e acúmulo de água e sujeira. Além disso, avarias como ferrugem, faróis quebrados e ausência de peças serão levados em conta. De acordo com a proposta, a Prefeitura poderá recolher e, até mesmo, leiloar tais veículos.
(Com informações da Câmara de Curitiba)