Audiência discutirá nova concessão do transporte em Curitiba
Na próxima sexta-feira (24), a Câmara de Curitiba promove uma audiência pública para discutir a nova concessão do transporte coletivo. O atual contrato de concessão, vale lembrar, termina no próximo ano. Assim, a cidade discute os modelos para a nova licitação. A iniciativa é do vereador Dalton Borba (Solidariedade). Borba foi vice-relator da Comissão Especial do Transporte que trabalhou no último ano para discutir formas de redução da tarifa.
Representantes da Agência de Assuntos Metropolitanos (AMEP), da Prefeitura de Curitiba e da URBS estarão presentes na audiência. Além disso, pesquisadores do tema vão participar do debate. Borba justificou a iniciativa afirmando que Curitiba não é mais uma referência no modelo de transporte e que há necessidade de modernizar o sistema.
Vereadores confirmam incentivo para startups e cordão de girassol
Na última sessão plenária, a Câmara de Curitiba aprovou em primeiro turno um incentivo para startups da cidade. Agora, a proposta foi confirmada em segundo turno. Assim, o texto seguirá para sanção da Prefeitura de Curitiba. Na prática, a proposta prevê que Curitiba pode oferecer licenças especiais para o funcionamento de empresas que se destaquem como inovadoras.
Além disso, o uso do cordão de girassol também foi confirmado pelos vereadores. Essa proposta destaca o uso do cordão para pessoas com doenças ocultas e transtornos. Assim, segundo o texto, os estabelecimentos comerciais têm de oferecer tratamento prioritário para esses cidadãos.
LDO avança no Legislativo que marca audiência pública
A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) chegou ao Legislativo na última semana. Agora, a comissão de economia da Casa aprovou o andamento do texto na Casa. Assim, o Legislativo decidiu reservar a sessão plenária de 10 de junho para apresentação dos resultados da consulta pública. A participação da população vai até o final de maio. Para o próximo ano, a Prefeitura prevê um orçamento na casa dos R$ 14,29 bilhões.