Presidente Bolsonaro se filia ao PL para 2022

Após um primeiro adiamento, o presidente, Jair Bolsonaro, filiou-se ao Partido Liberal. O Senador Flávio Bolsonaro também entrou para o partido.

A princípio marcada para o dia 22 de novembro, a filiação de Jair Bolsonaro no Partido Liberal (PL) foi confirmada nesta terça-feira (30). Também entrou para o partido o seu filho e senador, Flávio Bolsonaro.

Bolsonaro, que foi crítico de Valdemar Costa Neto,  agradeceu a confiança do chefe do PL em seu discurso de filiação.

O PL é o nono partido na carreira de Bolsonaro que tem um passado no chamado ‘centrão’ e lembrou o fato quando afirmou “sentir-se em casa” em meio a tantos parlamentares presentes no evento.

Expectativas para 2022

Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto fez um destaque para a posição do partido entre os maiores da política nacional. Atualmente, são 42 deputados do Partido Liberal na Câmara Federal.

No convite feito a Bolsonaro, Valdemar falou do projeto do part construído pela sigla para ocupar um espaço de poder cada vez maior.

Na trajetória do PL alguns fatos se destacam. Por exemplo: o partido sempre é base de governo. Assim, voltando a 2002, está o nome de José de Alencar como vice-presidente da chapa de Lula. Além disso, em 2010, o PL conquistou 41 vagas na Câmara Federal. Esse foi o maior salto em quantidade de deputados da história do partido em uma única eleição. Naquele ano, o PL ajudou na primeira eleição de Dilma Rousseff (PT) como presidente.

Entre as expectativas com a filiação de Bolsonaro estão as conversas políticas para 2022. Por exemplo: o ministro de desenvolvimento regional, Rogério Marinho, também entrou para o PL e confirmou a pré-candidatura ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

Além do presidente e do filho, Rogério Marinho também se filiou ao PL
Além de Rogério Marinho, Bolsonaro falou na candidatura de Tarcísio Freitas da em São Paulo. Foto: reprodução das redes sociais

Bolsonaro deixou o Partido Social Liberal (PSL) em novembro de 2019 e não entrou em nenhuma outra sigla. No entanto, com o plano de disputar a reeleição de 2022, o presidente tinha de se filiar em um partido até março de 2022.

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *