Prefeitura quer mudar composição do Conselho da Juventude

A proposta encaminhada à Câmara de Curitiba quer reduzir de 27 para 12 conselheiros

A Prefeitura de Curitiba encaminhou para os vereadores uma proposta para reduzir de 27 para 12 o número de conselheiros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). O projeto foi enviado no último dia 25 e deverá passar pela Procuradoria Jurídica (Projuris) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A Prefeitura diz que a mudança atende às regras do Sistema Nacional de Juventude. Na prática, para reduzir o Conselho a proposta é cortar nove vagas das regionais, três do poder público e mais três da sociedade civil. Uma possível nova composição do Conselho seria formada por seis indicações do Município e seis eleitos pela sociedade.

Os nomes dados pelo prefeito são por tempo indeterminado. Porém, a proposta prevê que um novo prefeito poderá trocar o conselheiro se entender que é necessário. Uma última mudança seria realizar as reuniões do CMJ em formato bimestral e não mensal.

(Com informações da Câmara de Curitiba)

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *