07 de setembro: como foi e o que disseram os presidenciáveis?
Brasil comemora bicentenário da Independência, veja momentos dos atos de comemoração e a repercussão entre políticos.
Nesta quarta-feira (07), o Brasil comemora oficialmente o bicentenário da Independência, em todo o país foram diferentes atos de homenagem à data, por exemplo: os desfiles militares e de escolas em Brasília com a participação do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Além do presidente, outros nomes na disputa pelo Palácio do Planalto falaram sobre o dia 07 de setembro e, nesse texto, você acompanha um panorama dos atos realizados e as falas dos presidenciáveis.
Os presidenciáveis
Bolsonaro
O candidato à reeleição do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, participou dos desfiles das Forças Armadas e de escolas, ele esteve na tribuna com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com Paulo Guedes, ministro da economia, Augusto Heleno do Gabinete de Segurança, Marcelo Queiroga da Saúde e o vice-presidente Hamilton Mourão. Além das autoridades do Brasil, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no local.
Em discurso, Bolsonaro disse que “todos querem o bem da nossa pátria”.
Os presidentes: Rodrigo Pacheco (Senado), Arthur Lira (Câmara) e Rosa Weber (STF) não estiveram ao lado de Bolsonaro.
Lula
Líder das pesquisas de intenção de voto, Lula (PT) disse em suas redes sociais que o dia 07 de setembro deve ser de união pelo Brasil, ele, porém, não teve agenda pública e as participações do PT no dia da Independência ficaram voltadas às redes sociais.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1567465717741625346
Ciro Gomes
O candidato do PDT, Ciro Gomes fez uma postagem afirmando esperança e comemorando o dia 07 de setembro, ele se encontrou com o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José e também realizou um pronunciamento na cidade de Ouro Preto. Ciro dedicou o restante do dia à campanha nas mídias digitais.
Viva o 7 de Setembro! E que Deus nos abençoe para que nada nem ninguém sejam capazes de roubar a nossa paz e a nossa liberdade – neste dia ou em qualquer momento da nossa história. Vamos em frente, com a mais profunda esperança de que encontraremos, juntos, um novo caminho. pic.twitter.com/N9YD3AJEyu
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 7, 2022
Simone Tebet
A candidata do MDB, Simone Tebet, declarou que o Brasil, neste dia, precisa pensar em sua população e garantir a ela os direitos básicos, ela também fez diversas críticas ao atual presidente e acenou para João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo, em postagem sobre o Museu do Ipiranga.
Às margens do rio Ipiranga, nascia um sonho de liberdade. De um novo Brasil, independente, de todos e para todos. 200 anos se passaram, e vemos que a independência ainda é um sonho a ser atingido. Um país, para ser independente, precisa garantir cidadania ao seu povo. +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 7, 2022
Outras comemorações
O coração de Dom Pedro I
As festas do dia 07 de setembro começaram com a negociação para o Brasil receber o coração de Dom Pedro I. Conservada em formol e protegida por uma urna, a relíquia ficou exposta no Itamaraty.
No Congresso Nacional
O Congresso Nacional terá uma sessão solene nesta quinta-feira (08), no evento estarão políticos do Brasil, incluindo os presidentes do legislativo. Além dos políticos do Brasil, estarão presentes o presidente de Portugal e outras lideranças estrangeiras.
O 07 de setembro em Curitiba
Em Curitiba aconteceu o primeiro desfile após dois anos de paralisação por conta da pandemia do coronavírus na rua Cândido de Abreu. O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e outros nomes do governo participaram. Além de Greca, o atual governador e candidato à reeleição, Ratinho Junior (PSD) também esteve presente.