Pesquisadores e estudantes fazem manifestação contra o não pagamento das bolsas Capes

Manifestação na UFPR da Santos Andrade reuniu professores e estudantes de vários cursos da universidade.

Nesta quinta-feira (08), pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram em frente ao Campus da Praça Santos Andrade. Juntamente com alunos, professores e bolsistas, eles protestaram contra o não pagamento das bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A semana foi de apreensão para esses pesquisadores desde que surgiu a notícia de que não haveria recursos suficientes para o pagamento das bolsas. Assim, começaram mobilizações pelo país de Universidades, alunos e professores reivindicando o pagamento. Ao mesmo tempo, eles lembram que as bolsas não são reajustadas desde 2013, portanto nove anos.

O reitor da UFPR, também presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), chegou a se reunir com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira para buscar soluções.

Nesta quinta-feira (08) o Ministério da Educação (MEC), liberou recursos para que os pagamentos sejam feitos, com atraso, na próxima semana.

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *