Cobrança para limpeza de terrenos começa em março

A partir de março de 2023 começa a valer a nova regra de limpeza de terrenos e a Prefeitura poderá cobrar pelo serviço.

A autorização para a Prefeitura de Curitiba limpar terrenos com ou sem prédios e fazer a cobrança pelo serviço começa a valer em 16 de março. Dessa forma, a regra antiga vale por dois meses. Atualmente a lei diz que a Prefeitura deve informar o proprietário e ele tem um prazo de 30 dias para realizar a limpeza do local. Então, se não realizada a limpeza, o poder público faz o serviço de maneira “forçada” e faz a cobrança de uma multa de R$ 25 por metro quadrado.

Agora, a Prefeitura está autorizada a entrar no terreno, fazer a limpeza (por ela mesma ou por terceirização) e cobrar do proprietário valores que incluem, até mesmo, custos de processo se houver. Além disso, a cobrança de multa de R$ 25 foi mantida. Por outro lado, terrenos com potencial de transmissão da dengue o prazo de notificação cai de 30 para 3 dias.

A aprovação e sanção da lei de autoria de Leonidas Dias (Solidariedade) foi em dezembro do ano passado.

Capital poderá ter programa permanente de ‘Ecopontos’

No final de 2022 começou a tramitar na Câmara a possibilidade de instalação permanente de ‘ecopontos’. Ou seja, espaços para o descarte correto de resíduos como materiais de obras, podas de árvores e até eletrônicos.

O espaço também recolhe óleos e gordura após o consumo e, mais recentemente, os ecopontos têm feito compostagem comunitária. Consulte a localização dos ecopontos atuais aqui.

(Com informações da Câmara de Curitiba)

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Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

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