Casa ‘nova’ da Câmara terá ajuda da Prefeitura de Curitiba
O Palácio Rio Branco tem alto custo de manutenção; projeto para nova sede é feito pelo IPPUC.
O projeto para uma nova “casa” para a Câmara de Curitiba avançou nesta quinta-feira (22). Isso porque, a Prefeitura de Curitiba vai ser responsável pelo lançamento do edital de contratação do projeto para construir a nova sede do legislativo. Porém, ainda não há previsão de orçamento para essa obra e a Câmara é que vai pagar o projeto.
Uma das principais justificativas para a troca de “casa” é que a manutenção do Palácio Rio Branco está sendo custosa para o legislativo. Além disso, a Câmara não quer mais depender dos anexos que hoje abrigam gabinetes e outras estruturas do funcionamento.
A atual sede do legislativo da Capital foi um “presente” do Estado do Paraná. O Palácio abrigou a primeira sessão parlamentar de Curitiba em 1963. Por fim, a nova ‘casa’ deve ser definitiva e deve aumentar a capacidade de público para assistir às sessões no formato presidencial.
Em recesso, Câmara reabre dia 02 de janeiro
A Câmara de Curitiba está em recesso parlamentar desde essa quinta-feira (22). Assim, não haverá trabalhos administrativos até o final do ano, o atendimento volta no dia 02 de janeiro. Por outro lado, no próximo dia 01 de fevereiro voltam as sessões plenárias, ainda no Palácio Rio Branco.
Além disso, as sessões do próximo ano serão comandadas por Marcelo Fachinello (PSC), ele foi eleito presidente da Casa nesta semana.
Vereadores eleitos em 2022 se despedem da Casa
Os quatro vereadores de Curitiba eleitos nas eleições de 2022 se despediram da Casa. Eles já foram diplomados para os novos cargos. Carol Dartora (PT) vai assumir uma vaga na Câmara Federal, enquanto Denian Couto (PODE), Flávia Francischini (UNIÃO) e Renato Freitas (PT) terão uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.
Para as vagas de Carol Dartora e Renato Freitas serão chamados para a Câmara os suplentes Angelo Vanhoni e a Mandata Coletiva das Pretas. Além deles, Bruno Pessuti deve assumir no lugar de Denian Couto e Rodrigo Reis no lugar de Flávia Francischini.
(Com informações da Câmara de Curitiba)
Assine o Expresso e receba diaramente no Whatsapp: http://wa.me/5541992807774