Caso Banestado: Paraná assina acordo pela dívida com Itaú

Paraná conseguiu acordo para pagamento nos próximos dois anos da dívida histórica e com valor menor

O Paraná conseguiu um acordo junto ao banco Itaú e homologado no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a dívida histórica relacionada ao caso Banestado. Assim, o Paraná terá um desconto de 62% no valor cobrado e vai pagar R$ 1,7 bilhão nos próximos dois anos. Além disso, o valor cai devido ao acordo evitar o pagamento em precatórios, processo que encarece os valores.

O acordo, portanto, dará fim ao processo do caso Banestado que começou há 23 anos e que o governo do Estado deixou de pagar há 20 anos. Além disso, com o acordo costurado o Paraná conseguiu se livrar da possibilidade de pagar mais de R$ 7 bilhões na ação referente ao caso.

Prazo para sugestões ao Plano Plurianual termina no próximo domingo

Até o final desta semana corrente, no próximo domingo, o paranaense tem a chance de dar a sua ideia para o próximo Plano Plurianual do Estado. Até o momento, são mais de 1,2 mil sugestões registradas no projeto que precisa ficar pronto até o próximo dia 30 de setembro. Dessa forma, é possível acessar e preencher o formulário online da consulta pública. Assim, o paranaense ajuda no planejamento dos próximos quatro anos do Estado.

A vigência do Plano vai do segundo ano do mandato do governador em exercício até o primeiro ano do próximo mandato. Assim, são definidas as áreas prioritárias do governo, por exemplo: segurança, educação, saúde e outras possibilidades. Os paranaenses de Curitiba são os que mais deram sugestões até aqui. 

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp.

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *