Comissão quer mudança em avaliações de terrenos a venda em Curitiba

Ideia é implementar um mecanismo que siga a nova Planta Genérica de Valores nos lotes vendidos pela Prefeitura.

A comissão de economia da Câmara de Curitiba enviou, para a Prefeitura, uma proposta para mudanças na avaliação dos terrenos públicos colocados à venda na Capital. Assim, a ideia é que os preços de venda dos lotes nunca fiquem abaixo da metodologia usada na Planta Genérica de Valores.

Atualmente, os cálculos e definições sobre as vendas de imóveis são feitos pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI), vinculada a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação. Dessa forma, com a iniciativa encaminhada, a Prefeitura fará a análise da proposta para mudança na análise dos terrenos.

Legislativo abre duas novas frentes parlamentares

Duas novas frentes parlamentares foram criadas pela Câmara de Curitiba para acompanhar e debater a situação dos condomínios e dos motoristas de aplicativo. Assim, a primeira foi aprovada por unanimidade e recebeu o apoio de 10 parlamentares. Dessa forma, a ideia da comissão é de que seja possível debater uma melhor convivência em condomínios.

Por outro lado, a frente parlamentar sobre os motoristas de aplicativo terá o objetivo prático de debater a atualização da legislação em torno do tema. Atualmente, a lei refere-se apenas à função de taxista.

Comissão vai estudar transporte gratuito

A comissão especial da Câmara que discute a tarifa gratuita no transporte coletivo começou a funcionar nesta semana. Porém, o colegiado é temporário e deve funcionar, pelo menos, pelos próximos 120 dias. Assim, os vereadores participantes têm esse prazo para trazer um relatório final sobre a ideia da tarifa zero na Capital. Além disso, o grupo terá a responsabilidade de debater o novo contrato de transporte na cidade.

O atual acordo de funcionamento dos coletivos em Curitiba tem vencimento no ano de 2025. A próxima reunião da comissão será no dia 25 de abril.

(Com informações da Câmara e Prefeitura de Curitiba)

Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp: http://wa.me/5541992807774

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *