Concurso para agentes educacionais em Curitiba será no 2ª semestre

A Câmara de Curitiba aprovou a criação de mil vagas para agentes educacionais.

Curitiba passará, a partir do 2º semestre, a contar com mil novos agentes de apoio educacional. Assim, a educação receberá os novos funcionários para uma jornada de 40 horas semanais com salário de pouco mais de R$ 2.100. O concurso para admissão dos novos profissionais deve acontecer no 2º semestre.

A aprovação foi em regime de urgência por articulação do governo. Porém, foram exigidas a aprovação de algumas emendas para que o projeto pudesse passar, por exemplo: a proibição para os agentes de exercerem a função de professor. Além disso, há exigência de que os novos profissionais passem por treinamentos e aprimoramentos constantes.

Apoie o Paraná Poder pelo PIX: Expresso@brasilsul.info
Vereadores também avaliam Plano Municipal da Primeira Infância

Além da aprovação da contratação por concurso dos agentes, a Câmara recebeu uma proposta por Dalton Borba (PDT). O vereador pretende criar, para Curitiba, o Plano Municipal da Primeira Infância. Assim, a cidade estabelece metas, diretrizes e ações de políticas públicas que compreendem os primeiros anos da criança.

O projeto vai passar, agora, pelas instâncias do legislativo, tais como a Procuradoria Jurídica e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dessa forma, com a aprovação, o poder executivo fica responsável por elaborar o plano para o ano seguinte.

Celulares em bancos são liberados

A proposta que permite o uso de celulares em bancos está aprovada em Curitiba. Quem propôs essa iniciativa foi Amália Tortato (NOVO) e em suas justificativas citou uma mudança das transações, por exemplo o PIX como motivação para o projeto.

Vale lembrar que a proibição para celulares começou por conta do alto índice de roubos conhecidos como “saidinha de banco” nos anos 2010/2011. Assim, com a proibição o número de roubos diminuiu, outra argumentação pela aprovação da medida.

Obs: Na segunda-feira (27) de março a Câmara voltou atrás na votação e a proibição segue valendo.

(Com informações da Câmara de Curitiba)

Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp.

Serviço:

https://twitter.com/CamaraCuritiba/status/1638269199188475904

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *