Cursinhos solidários poderão receber incentivo em Curitiba

O projeto pretende criar mecanismos para ajudar os cursos de preparação para o vestibular e está pronto para votação.

Após receber o aval da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Curitiba, o projeto para ajudar os cursinhos solidários está pronto para ser votado na Câmara. Dessa forma, o projeto de iniciativa do vereador Euler pode facilitar o uso de espaços públicos, principalmente, em horários ociosos para que abrigue turmas de preparação para o vestibular.

Além disso, a ideia é simplificar o processo de permissão do uso desses espaços. Assim, é possível garantir o funcionamento das turmas nos locais selecionados. Por outro lado, também terá estudos sobre formas de costurar o apoio da iniciativa privada para ajudar no funcionamento desses cursinhos. Além disso, um dos objetivos é facilitar o acesso de pessoas de baixa renda.

Legislativo instala comissão para estudo do transporte gratuito

Está instalada a comissão especial da Câmara que discute a tarifa gratuita no transporte coletivo de Curitiba. Porém, o colegiado é temporário e deve funcionar, pelo menos, pelos próximos 120 dias. Assim, os vereadores participantes têm esse prazo para trazer um relatório final sobre a ideia da tarifa zero na Capital. Além disso, o grupo terá a responsabilidade de debater o novo contrato de transporte na cidade.

O atual acordo de funcionamento dos coletivos em Curitiba tem vencimento no ano de 2025. A próxima reunião da comissão será no dia 25 de abril. Além disso, o legislativo recebeu uma proposta sobre a possibilidade de ampliar os bancos preferenciais nos veículos que circulam na capital. A ideia do vereador Sidnei Toaldo é estender a condição de preferencial a todos os acentos de um veículo. Porém, não haveria necessidade de alterar os acentos, apenas colocar avisos para os passageiros.

(Com informações da Câmara e Prefeitura de Curitiba)

Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp: http://wa.me/5541992807774

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *