Desemprego é de 4,6% no Paraná

O índice de desemprego no Paraná é de 4,6% no terceiro trimestre de 2023. Os resultados foram divulgados na última PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, a taxa segue em queda no Paraná pela terceira vez consecutiva. Dessa forma, a diminuição do índice nesse trimestre é de 0,3% em relação ao trimestre anterior.

No terceiro trimestre de 2022, o Paraná registrou uma taxa de desemprego de 5,3%. Desde então o número só baixou. Assim, o Estado é um dos cinco do Brasil com menor índice. Estão à frente: Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%), Santa Catarina (3,6%) e Mato Grosso do Sul (4%). Além disso, o Paraná ficou abaixo da média nacional que chegou a 7,7%.

De acordo com o IBGE, 6.18 milhões de paranaenses compõem a força de trabalho do Estado e 5,9 milhões estão ocupados. Destes, 3,2 milhões estão no setor privado, que teve um aumento de 67 mil empregados em relação ao último trimestre. Além disso, o setor público emprega 613 mil pessoas. Por fim, 1,9 mihões de paranaenses estão trabalhando de maneira informal.

Rede Sine empregou 1 mil pessoas por dia

O Paraná colocou em funcionamento um novo sistema de intermediação entre trabalhadores e vagas de emprego em novembro. Com isso, mais de 10 mil pessoas encontraram um novo trabalho até o dia 20 deste mês. Porém, ainda fica abaixo do maior volume de pessoas alocadas registrado em agosto com 14.705 novos empregados. Mas, até o final de novembro a expectativa é que esse número seja superado.

Além disso, somando o período de janeiro a outubro, quase 122 mil paranaenses saíram do desemprego. Por isso, a meta de 140 mil contratações no ano de 2023 deve ser atingida nas próximas semanas.

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *