Desemprego é de 4,6% no Paraná
O índice de desemprego no Paraná é de 4,6% no terceiro trimestre de 2023. Os resultados foram divulgados na última PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, a taxa segue em queda no Paraná pela terceira vez consecutiva. Dessa forma, a diminuição do índice nesse trimestre é de 0,3% em relação ao trimestre anterior.
No terceiro trimestre de 2022, o Paraná registrou uma taxa de desemprego de 5,3%. Desde então o número só baixou. Assim, o Estado é um dos cinco do Brasil com menor índice. Estão à frente: Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%), Santa Catarina (3,6%) e Mato Grosso do Sul (4%). Além disso, o Paraná ficou abaixo da média nacional que chegou a 7,7%.
De acordo com o IBGE, 6.18 milhões de paranaenses compõem a força de trabalho do Estado e 5,9 milhões estão ocupados. Destes, 3,2 milhões estão no setor privado, que teve um aumento de 67 mil empregados em relação ao último trimestre. Além disso, o setor público emprega 613 mil pessoas. Por fim, 1,9 mihões de paranaenses estão trabalhando de maneira informal.
Rede Sine empregou 1 mil pessoas por dia
O Paraná colocou em funcionamento um novo sistema de intermediação entre trabalhadores e vagas de emprego em novembro. Com isso, mais de 10 mil pessoas encontraram um novo trabalho até o dia 20 deste mês. Porém, ainda fica abaixo do maior volume de pessoas alocadas registrado em agosto com 14.705 novos empregados. Mas, até o final de novembro a expectativa é que esse número seja superado.
Além disso, somando o período de janeiro a outubro, quase 122 mil paranaenses saíram do desemprego. Por isso, a meta de 140 mil contratações no ano de 2023 deve ser atingida nas próximas semanas.