Paraná ainda não definiu pedágio após 1 ano do fim das concessões
Em 28 de novembro passado o Paraná ficou sem concessões de pedágio; atual cronograma indica assinaturas em 2023.
Passado um ano do encerramento das concessões de pedágio, o Paraná ainda não tem certeza sobre o modelo das novas concessões e a realização dos leilões. Isso porque, os pacotes anunciados pelos governos estadual e federal entre 2021 e 2022 podem ser mudados com o novo governo federal.
Presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann afirmou, via Twitter, que a equipe de transição analisa uma possível mudança nos critérios de leilão. Vale lembrar que o novo projeto de concessões do Paraná está dividido em seis lotes. Os leilões/assinaturas desses lotes foram adiados durante 2022. Dessa forma, a previsão é que no primeiro trimestre do próximo ano sejam feitas as primeiras concessões.
Em relação às concessões de rodovias no Paraná para novo pedagio, a equipe de transição do governo Lula está analisando a mudança de critério do leilão para baixar o preço da tarifa e vai solicitar altercação do edital neste sentido
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 23, 2022
Até aqui, o lote em situação mais avançada, já com edital, é o de número 2. Esse lote inclui entre as rodovias a BR-277 para o litoral do Estado. Por outro lado, os demais lotes não passaram pela fase análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
Coordenador da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, Arilson Chiorato (PT) defendeu os adiamentos das licitações em 2022. Ele também garantiu que não haverá trabalho perdido sobre esse tema. Ao mesmo tempo, o governador Ratinho Junior também disso que espera diálogo com o novo governo.
O governo estadual ficou com a responsabilidade de manter serviços de obras e segurança nas estradas. Assim, a informação oficial é de que o Paraná vai investir mais de R$ 222 milhões em serviços.
Como será o novo modelo?
Em vídeo de junho de 2021, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) explica as modificações do pedágio, assista:
deral começou a desenhar os modelos do novo pedágio, porém não agradou a deputados estaduais e membros do governo do Paraná. Por isso, o governador, Ratinho Junior, usou sua proximidade com o presidente, Jair Bolsonaro (PL) para negociar um modelo diferenciado para o Paraná.
(Com informações da AEN e da ALEP)