Plano para segurança nas escolas é discutido em Curitiba

A prefeitura expôs, na voz dos secretários de educação e defesa, plano para garantir segurança dos alunos.

Nesta terça-feira (11), a secretária de educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, e o secretário da Defesa Social, Péricles de Matos estiveram na Câmara de Curitiba para falar do plano sobre segurança nas instituições de ensino. Dessa forma, eles apresentaram ações para garantir a tranquilidade para pais e estudantes na Capital.

Dentre as ações do plano estão a inclusão das escolas no programa de monitoramento Muralha Digital e o destacamento de equipes da Guarda Municipal para ações nas escolas. Além disso, a secretária da educação falou do programa Conhecer Para Prevenir que treina professores e crianças para situações de emergência.

Há uma previsão de que seja convocada uma audiência pública para discutir o tema nos próximos dias. Toda essa movimentação se dá em decorrência de recentes ataques em escolas e do medo gerado por eles, sobretudo, o episódio trágico em Blumenau (SC).

Legislativo recebe projetos sobre segurança nas escolas

A iniciativa da inclusão das escolas no programa da Muralha Digital foi protocolada pelo vereador Osias Moraes. Assim, a ideia é ter, também, um totem da Muralha com a disponibilidade de um botão do pânico para ser apertado em caso de emergência. Além disso, o vereador Toninho da Farmácia também apresentou uma ideia de instalação de um sistema de monitoramento eletrônico. 

Outra ideia é disponibilizar a atenção 24 horas de equipes da Guarda Municipal nestes espaços públicos. Além disso, há uma movimentação pela presença de guardas nas escolas, até mesmo, estabelecendo residência no local. Por outro lado, há uma possibilidade de criar uma espécie de comissão na escola para elaborar um relatório com sugestões voltadas a área.

(Com informações da Câmara de Curitiba)

Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp.

Gabriel Domingos

Bacharel em jornalismo pela Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiado na 5ª edição do Prêmio Universitário Cabeça com o 1° lugar em pesquisa jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *