Sanepar pode ter planta de hidrogênio renovável
Na última terça-feira (28), a Sanepar assinou um termo para firmar parceria com a empresa alemã Graforce. Dessa forma, a paranaense pode ganhar a 2ª planta de produção de hidrogênio renovável do mundo. Assim, a ideia é desenvolver estudo sobre como produzir o hidrogênio a partir da plasmólise do biometano, essa substância vem do tratamento de esgoto.
A Sanepar processa quase 500 bilhões de litros de esgoto anualmente em suas 263 estações. Por isso, a ideia é aproveitar a estrutura já estabelecida para desenvolver o hidrogênio renovável. Essa parceria é um dos resultados do acordo de cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e a Sanepar. Além disso, o governo da Alemanha vai fornecer financiamento para o projeto.
Paraná chega a 115 mil vagas de emprego criadas no ano
O Paraná registrou a geração de quase 15 mil novas vagas de emprego no mês de outubro. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Assim, o estado chegou às 115 mil novas vagas geradas no ano. Além disso, com esse saldo, o Paraná ficou na terceira colocação de maior geração de empregos em outubro.
Apenas São Paulo e Rio de Janeiro ficaram à frente. Nos últimos meses, a Rede Sine aplicou um novo sistema de intermediação entre trabalhadores e vagas. Por isso, o estado aumentou a expectativa de criação de novas vagas ainda para 2023.
O setor de serviços com 7.660 novos postos de trabalho foi o que mais gerou vagas no mês de outubro. Logo depois, vem comércio, indústria, construção e agro. Por fim, Curitiba foi a cidade que liderou a criação de empregos e 62% dos municípios tiveram saldo positivo. Porém, 136 cidades ficaram no negativo entre contratações e demissões.