Transporte: Câmara quer antecipar audiências da nova licitação
Nesta segunda-feira (03), os vereadores de Curitiba aprovaram sugestão para que a Prefeitura antecipe as audiências públicas da nova licitação do transporte coletivo. O contrato atual finaliza no próximo ano. Assim, o Legislativo discute o novo modelo de concessão da operação dos ônibus da Capital. Dalton Borda (SD) foi o autor da sugestão.
A maioria dos vereadores concordou com o pedido. Porém, alguns parlamentares rebateram as fortes críticas do vereador do Solidariedade. No último ano, a Câmara organizou Comissão Especial para analisar o contrato atual do transporte e propor mudanças para o próximo. Dessa forma, o tema que mais tem aparecido na voz dos parlamentares é a diminuição da tarifa ou o passe-livre em Curitiba.
Atualmente, o preço da passagem em Curitiba está na casa dos 6 reais. Com isso, a Capital tem a tarifa mais cara do Brasil junto a Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO). Além disso, no último mês, a Câmara organizou uma audiência pública para debater o tema. No encontro, foi apontada a necessidade de Curitiba melhorar a oferta e o acesso aos ônibus.
Legislativo autoriza permuta de lotes na Vila Izabel
A Câmara de Curitiba também aprovou, nesta segunda-feira, a autorização para uma troca de terrenos com a Novaplan Engenharia e Empreendimento. O pedido da empresa foi entregue ainda em 2017 para a Prefeitura. Porém, somente nesse mês o projeto foi a votação.
22 vereadores concordaram com a proposta. Em resumo, o texto prevê que a Novaplan doe um lote no valor de R$ 128 mil e receba um no valor de R$ 73 mil. Apesar disso, a Prefeitura não precisa pagar a diferença de valores para a empresa. Além disso, a Novaplan será beneficiada pela regularização do lote que vai receber da Prefeitura.
(Com informações da Câmara Municipal de Curitiba)