Vagas para táxis podem sofrer mudanças em Curitiba
Com a diminuição da frota, vereadores aprovaram estudo para redistribuir as vagas exclusivas.
Os vereadores de Curitiba querem uma redistribuição das vagas que, hoje, são exclusivas para táxis na Capital. Assim, os parlamentares aprovaram um estudo sobre o assunto por iniciativa do vereador Professor Euller (MDB). Em plenário, o vereador disse que a diminuição da frota de táxis gera mais ‘vagas ociosas’ e, por isso, o objetivo é entender onde há maior necessidade de vagas. Portanto, há uma chance de que certos lugares percam espaços exclusivos e outros ganhem.
Em tempo, a exclusividade foi uma política criada em um momento em que Curitiba tinha uma frota de mais de 4 mil táxis. Porém, em 2023, a frota não passa de 1,5 mil carros. O estudo aprovado chega à prefeitura como indicação pelos vereadores. Além disso, outras seis indicações foram aprovadas na sessão desta terça-feira (14).
Entre as demais sugestões há um pedido para investimentos em publicidade oficial, divulgação dos 50 anos da Feira do Largo da Ordem e a transformação dos Faróis do Saber em memoriais.
Votação sobre celulares nos bancos é adiada
Criada em 2010 como forma de combater as “saidinhas de banco”, a regra que proíbe o uso de celular em bancos pode cair. Porém, os vereadores decidiram adiar por dez sessões a votação. Nesse tempo, a autora do projeto Amália Tortato (NOVO) deverá promover uma audiência pública sobre a temática.
A lei original previu também a instalação de equipamento para impedir a identificação visual dos clientes de cada banco. No entanto, não há previsão de retirada dos biombos. A proposta da vereadora prevê apenas permitir a posse e uso do celular. Ainda segundo a proposta, as transações financeiras digitais como o PIX são motivação para dar essa permissão.
Agora, bancários, vigilantes e a população em geral poderão participar de um aprofundamento do debate e da proposta que voltará à pauta em março.
(Com informações da Câmara de Curitiba)
Assine o Expresso e receba notícias diaramente no Whatsapp: http://wa.me/5541992807774